O que é logística reversa?
A logística reversa ou inversa, se refere a diversos procedimentos associados à devolução de um produto. Na prática, significa transportar produtos no caminho contrário ao da entrega.
Esse tipo de operação pode ser implementada para atender diferentes necessidades. Como produtos danificados que são devolvidos ao fabricante, pedidos entregues incorretamente ou mercadorias perecíveis que expirou a data de validade e precisam ser recolhidas.
Essa atividade não é utilizada somente na devolução de mercadorias, a logística inversa também está ligada a questão do meio ambiente. Tanto que ela é mencionada na Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pela Lei nº 12.305.
Um dos motivos da existência da Lei são que materiais consideradas tóxicos e prejudiciais à natureza, como lixo hospitalar ou agrotóxicos, não poderiam ser descartadas de qualquer forma. A logística reversa se torna um meio para viabilizar o desenvolvimento econômico e social.
Em resumo, a logística reversa pode ser aplicada em diferentes segmentos de negócio. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para realizar essa operação.
A importância da logística reversa
Segundo o E-Commerce Brasil, somente até o mês de maio deste ano, a pandemia fez crescer em 137,35% as vendas online. E não para por aqui. As compras desta modalidade, no Brasil, atingiram mais um recorde em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas e um crescimento de 40,7% ao ano.
Com este cenário é importante criar estratégias para implementar a logística reversa com eficiência e praticidade.
As devoluções podem acarretar em um alto custo para as empresa distribuidoras, que vão além do desperdício de tempo. Impactos como alto gasto de combustível, perda de mercadorias e ainda lidar com a insatisfação do cliente.
Em um mundo digitalizado, reclamações se espalham rapidamente e reduzem a credibilidade da prestação de serviços. Uma alta taxa de devolução pode limitar novas oportunidades de negócios, diminuindo as vendas.
Logística tradicional x reversa: quais as diferenças entre elas
Basicamente, a logística tradicional é composta por uma série de estratégias para entregar produtos da forma mais rápida e com o menor custo.
Logo, a logística reversa também, é composta por um conjunto de estratégias e ações para recolher esses produtos, de preferência, com agilidade e menor custo.
Vamos a um exemplo prático para entender essas diferenças!
Para entregar uma geladeira dois agentes principais são envolvidos: o fabricante e a transportadora. Ambos executam processos para que o produto chegue ao consumidor final. Esta operação tem um determinado custo.
Digamos que geladeira chegou com um defeito de fábrica e precisar ser recolhida. Nesta situação, temos mais pessoas envolvidas no processo: fabricante, transportadora e o cliente.
Alguns fatores tornam a logística reversa um pouco mais complexa, pois você tem que lidar com a disponibilidade do cliente e da sua operação de entregas/recolhimento. Em algumas vezes, deslocar um veículo para coletar um item específico.
Além disso, após o recolhimento haverá uma avaliação de reparos e uma possível segunda entrega. Esse processo reverso se torna caro e consome mais tempo, quando não existe um processo bem estruturado.
Toda empresa se prepara para ter um sistema de distribuição, mas poucos negócios constroem procedimentos para realizar a coleta desses itens.
Como amenizar os impactos das devoluções de mercadorias
Em algumas situações é complicado reverter o estorno do produto. O melhor a se fazer é criar estratégias de logística reversa para lidar com esse cenário, de forma mais prática e rápida.
Elaboramos algumas dicas, com base em conversas com nossos clientes, para você implantar na sua operação!
Crie uma política de devolução
Se você trabalha com empresas ou consumidor final, ter uma política de devolução definida ajuda a lidar melhor com essa situação. O cliente vai ter consciência no ato da compra dos seus termos e condições, caso precise realizar uma troca.
Transmita segurança
No mesmo local que informa a política de devolução no seu site, publique as experiências de troca dos seus clientes, para que os outros tenham mais segurança com sua empresa.
Faça pesquisas de opinião sempre que a situação ocorrer e entenda as possíveis melhorias do seu processo e a visão do consumidor. Isso pode gerar vários insights para sua logística.
Organize seus processos
A organização é fundamental para reduzir prejuízos com a devolução dos produtos. Por isso, centralize os processos logísticos em um departamento.
E neste setor, estabeleça funções que vão desde a separação da mercadoria, embalagem, conferência até o gerenciamento da devolução. Desse modo, todas as tarefas são realizadas minuciosamente, reduzindo as taxas de erros.
Como fazer a gestão das devoluções
Inevitavelmente, as devoluções acontecerão no seu negócio. Algumas mudanças na operação contribuem para tornar esse processo mais otimizado.
Mais do que uma simples devolução, identifique qual é sua principal causa. Atente-se aos seus indicadores e adapte sua estratégia logística.
Por exemplo, se você tem um alto índice de devolução de geladeiras de uma determinada marca, tente descobrir a causa.
São peças quebradas? Problemas no armazenamento? Ou ainda, foi transportada de maneira incorreta? Essas reflexões vão te ajudar a detectar a origem do problema.
Vários fatores influenciam a taxa de devolução de mercadorias, que podem ser desde problemas de fabricação do produto até rotas mal programadas.
Observando esses processos, vai ser possível enxergar a devolução de mercadorias de forma estratégica, melhorando os seus serviços e criando um diferencial competitivo.